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Compras de Natal e Ano Novo devem movimentar R$ 1 bilhão em Mato Grosso

Pesquisa do Sebrae-MT aponta que 52% dos mato-grossenses planejam celebrar as festividades, com destaque para comércio e setor de alimentação.

11/12/2024 às 06h07
Por: Evando Mendes
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Reprodução
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O comércio e o setor de alimentação de Mato Grosso esperam um impulso significativo no fim de ano, com movimentação estimada em cerca de R$ 1 bilhão. Segundo o levantamento divulgado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), 52% dos mato-grossenses planejam celebrar as festas de Natal e Ano Novo, injetando R$ 938 milhões na economia.

Entre os principais destaques estão os investimentos em produtos e serviços voltados para ceias, decorações e encontros familiares. O estudo revelou que mais de 70% dos consumidores preferem realizar compras presenciais, com foco em vestuário (80%), brinquedos (44%) e perfumaria (23%). Em termos gastronômicos, o tradicional peru de Natal segue como favorito de 40% dos consumidores, acompanhado por bebidas como cerveja (35%) e champanhe (33%).

A analista técnica do Sebrae, Jaqueline Trentino, apontou uma mudança no comportamento de consumo neste ano, com retração de 50% nas compras de fim de ano em relação a 2023, devido à antecipação das promoções da Black Friday. Apesar disso, 52% dos entrevistados afirmaram que pretendem gastar mais que no ano anterior, refletindo um aumento no orçamento dedicado às comemorações.

Além do comércio tradicional, o levantamento destacou um interesse crescente por serviços de reformas domésticas. Muitos consumidores estão preparando suas residências para receber familiares e amigos, o que representa uma oportunidade para o setor de construção e decoração.

O Sebrae também apontou que os pequenos negócios têm uma grande chance de atrair consumidores indecisos ao investirem em promoções estratégicas e em itens que promovam celebrações íntimas. Cerca de 47% dos entrevistados destacaram que priorizarão estabelecimentos com ofertas e descontos atrativos.

A pesquisa reforça que o comércio mato-grossense deve se beneficiar tanto do aumento na intenção de consumo quanto da busca por itens específicos que tornem as festas mais especiais, garantindo a retomada do aquecimento econômico no estado.

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