Quinta, 12 de Dezembro de 2024
22°C 35°C
Campo Verde, MT

Alunos de Campo Verde representam Mato Grosso no Desafio Liga Jovem com projeto de segurança escolar

Sistema de biometria e reconhecimento facial desenvolvido por alunos de Campo Verde garante segurança e otimização no ambiente escolar e agora está entre os cinco melhores projetos do Brasil.

07/11/2024 às 06h34
Por: Evando Mendes
Compartilhe:
Créditos: Prefeitura Municipal de Campo Verde
Créditos: Prefeitura Municipal de Campo Verde

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Ulisses Guimarães, de Campo Verde, foram selecionados para a etapa nacional do Desafio Liga Jovem do Sebrae com um projeto voltado para a segurança e eficiência escolar. O sistema que criaram utiliza biometria, reconhecimento facial e cartões magnéticos para identificar os alunos, controlar a presença, e otimizar o preparo da merenda escolar.

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Maxon Samuel de Oliveira Schuast, Nícolas Wender Munz, Luiz Henrique Camilo, e Nícolas Getúlio de Oliveira, com o apoio de Gustavo Luiz Dambrós. O professor Cleverson Moura, responsável pela orientação, destacou que a ideia surgiu como resposta ao aumento da insegurança nas escolas brasileiras, com foco na proteção e eficiência dos processos administrativos. Além de melhorar a segurança, o sistema permite um controle mais preciso da alimentação escolar, ajudando na redução de desperdícios.

A equipe superou desafios técnicos e prazos apertados para criar um projeto inovador que conecta o sistema a totens de segurança com botão de pânico, aumentando ainda mais a segurança. Com o sucesso nas etapas estadual e regional, os alunos se preparam para a final nacional, que acontecerá em São Paulo de 26 a 29 de novembro. Se vencerem, terão a oportunidade de representar o Brasil em um evento sobre empreendedorismo em Portugal.

Os alunos e o professor receberam prêmios como celulares de última geração, e todas as despesas para a participação na etapa nacional foram custeadas. O projeto será apresentado ao secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, com o apoio da diretora da escola, Joelma Reis, e da professora Luciana Bassanesi. A classificação para a etapa nacional posiciona os estudantes entre os cinco melhores projetos do país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários