Quinta, 12 de Dezembro de 2024
22°C 35°C
Campo Verde, MT

Hospital Municipal Coração de Jesus realiza mutirão de cirurgias oftalmológicas em fim de semana prolongado

População se beneficia com cirurgias de pterígio realizadas em Campo Verde, reduzindo o tempo de espera e a necessidade de deslocamento

05/11/2024 às 06h23 Atualizada em 05/11/2024 às 06h26
Por: Evando Mendes
Compartilhe:
Créditos: Prefeitura Municipal de Campo Verde
Créditos: Prefeitura Municipal de Campo Verde

O último feriado prolongado foi de muito trabalho no Hospital Municipal Coração de Jesus, em Campo Verde, com a realização de um mutirão de cirurgias promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre o sábado (2) e o domingo (3), uma equipe médica de Cuiabá, liderada pelo oftalmologista Dr. Guilherme Valadares Gomes, realizou 100 cirurgias de pterígio, proporcionando a muitos moradores um atendimento especializado perto de casa.

A vice-prefeita Edna Queiroz da Silva celebrou a conquista: “São cirurgias que nunca houve em Campo Verde e que, graças a Deus, nós conseguimos trazer para a população.” Ela também destacou a importância de oferecer esses procedimentos no próprio município. “Antes, era preciso sair de madrugada para viajar até Rondonópolis. Agora, nós temos uma estrutura com equipamentos e profissionais capacitados para realizar essas cirurgias aqui mesmo em Campo Verde.”

O Dr. Guilherme Valadares Gomes ressaltou a qualidade da estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde no Hospital Coração de Jesus. “Uma estrutura completamente adequada, com tudo à disposição para realizarmos os procedimentos e garantirmos o sucesso das cirurgias”, afirmou. A técnica utilizada foi a ‘exérese de pterígio’, conhecida popularmente como “raspagem”. Cada cirurgia durou entre 10 e 15 minutos, com os pacientes podendo retornar para casa no mesmo dia e um tempo de recuperação estimado de 15 a 20 dias.

Essa ação faz parte do programa municipal Fila Zero, em parceria com o programa estadual Mais Cirurgias MT Fila Zero, ambos voltados a reduzir o tempo de espera por procedimentos médicos. Marcos Suel de Paiva, um dos pacientes beneficiados, comentou sobre a rapidez do atendimento. “Dei entrada em março e, em sete meses, já fui atendido. Foi muito rápido.” Ele também elogiou o atendimento: “Cheguei às 7h00, fiz a triagem e logo fui para a cirurgia. Em pouco mais de uma hora, já estava tudo pronto.”

Esse mutirão, que contou com o apoio do Instituto São Lucas, administrador do hospital, representa mais um avanço nos serviços de saúde de Campo Verde, beneficiando especialmente a população idosa e fortalecendo o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários