Nesta quinta-feira (31), o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco-MT) prendeu dois suspeitos em flagrante durante a "Operação Lobo Mau", ação integrada do Gaeco de São Paulo e de Mato Grosso contra uma rede criminosa que produzia, armazenava e compartilhava material de abuso sexual infantil (CSAM). As prisões ocorreram em Cuiabá e Tangará da Serra, com o apoio da Delegacia de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Politec e da Delegacia da Mulher de Tangará da Serra.
Entre os detidos está um diretor de escola em Cuiabá e um jovem de 19 anos em Tangará da Serra. A operação, que teve origem em investigações conduzidas pelo Gaeco de São José do Rio Preto e pela Polícia Civil de São Paulo, contou também com o suporte da Agência de Investigação Interna (HSI) dos Estados Unidos e da Embaixada americana, compondo uma força-tarefa focada no combate à exploração infantil na internet.
Foram apreendidos dispositivos eletrônicos e outros materiais usados para a produção e armazenamento do conteúdo ilícito, que passarão por análise forense. A operação envolveu 25 agentes em Mato Grosso e busca identificar outros possíveis envolvidos na rede criminosa, ressaltando a importância de esforços conjuntos e contínuos no enfrentamento deste tipo de crime.
Mín. 20° Máx. 34°