O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL), realizado nesta terça e quarta-feira (29 e 30) em Mato Grosso, registrou número recorde de participantes. Com 4.456 inscritos em 40 unidades penais do estado, houve um aumento de 10,2% em relação ao ano anterior, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Em 2022, foram registrados 4.043 inscritos para a certificação dos ensinos fundamental e médio.
As provas do Encceja PPL abrangem ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, redação, história e geografia. Realizadas em dois períodos, as avaliações objetivas contam com quatro horas pela manhã e cinco horas à tarde. O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves, ressaltou a importância do exame na reinserção social dos reeducandos.
“A Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap) tem se empenhado muito para ampliar a cada ano a participação dos internos. Os números representam a atenção que nós temos com a reinserção social e também o desempenho da equipe de gestores, pedagogos e professores das unidades penais”, afirmou Jean Carlos.
Além da oportunidade de conclusão dos estudos, a participação no Encceja PPL permite a remição de pena, conforme a Resolução nº 391 de 10 de maio de 2021, que reduz o tempo de cumprimento da pena por meio de atividades educativas e sociais nas unidades prisionais, reforçando o compromisso com a educação e a reintegração dos reeducandos.
Mín. 20° Máx. 34°