O tráfego na região do Portão do Inferno, na MT-251, será completamente interrompido na próxima terça-feira (08) e quarta-feira (09), entre às 12h e 17h. A medida é necessária para que seja realizada a supressão de vegetação nas encostas do morro, como parte do processo de retaludamento que visa melhorar a segurança no local. Durante este período, apenas veículos de emergência, como ambulâncias e viaturas policiais, terão permissão para circular no trecho.
O bloqueio é necessário para garantir a segurança dos usuários da rodovia, já que o trabalho de remoção da vegetação pode provocar a queda de galhos e troncos na pista. A ação está sendo realizada de forma manual, respeitando as condicionantes ambientais impostas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Durante os períodos de fechamento, motoristas que precisam se deslocar entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães terão duas opções de rotas alternativas. A primeira, saindo de Cuiabá, segue pela BR-163/364/070 até Campo Verde, de onde o trajeto continua pela MT-251 até Chapada dos Guimarães. Esta rota tem aproximadamente 203 km, totalmente asfaltada.
A segunda opção é seguir pela MT-251 até a rotatória com a MT-351, em direção ao Lago de Manso. Depois, é preciso seguir por 49 km até a MT-246, que dá acesso ao Distrito de Água Fria, e seguir pela MT-020 até Chapada dos Guimarães. Esta rota tem cerca de 140 km, sendo que 33 km estão em obras de asfaltamento.
O retaludamento no Portão do Inferno envolve a remoção de parte do maciço rochoso na curva, criando taludes que funcionam como degraus para evitar deslizamentos. Além disso, a estrada será recuada em dez metros, eliminando a passagem sobre o viaduto atual. O investimento total na obra é de R$ 29,5 milhões, e a previsão é que a pavimentação de 25 km da MT-246 seja concluída até o final do ano.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou que todas as interrupções na rodovia serão comunicadas com pelo menos uma semana de antecedência pelos canais oficiais do governo.
Mín. 22° Máx. 39°