Terça, 15 de Outubro de 2024
22°C 39°C
Campo Verde, MT

Operação guardiões é deflagrada para combater crimes ambientais em Canarana

Polícia Civil realiza mandados de busca e apreensão para apreender armas e combater pesca ilegal

01/10/2024 às 07h34 Atualizada em 01/10/2024 às 07h36
Por: Evando Mendes
Compartilhe:
PJCMT
PJCMT

A Polícia Civil, através da Delegacia de Canarana, iniciou na manhã desta segunda-feira (30) a Operação Guardiões, com o objetivo de cumprir dez mandados de busca e apreensão. A ação visa apreender armas de fogo e combater crimes ambientais relacionados à caça e pesca ilegal na região.

Até o momento, a operação já resultou em oito prisões em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e crimes ambientais, além de embargos em pousadas suspeitas de atuarem de forma irregular. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apontou a necessidade de perícia em propriedades rurais para possíveis expropriações.

O desencadeamento da operação foi motivado por conflitos armados entre moradores de uma comunidade situada às margens do Rio Sete de Setembro. Esses conflitos são atribuídos à exploração predatória de recursos naturais e à ocupação indevida de áreas, incluindo terras indígenas.

Segundo o delegado Flávio Leonardo, titular da Delegacia de Canarana, as investigações revelaram que a tensão na região estava diretamente ligada à pesca predatória no rio, o que intensificou os conflitos entre os moradores.

Em resposta ao cenário alarmante, o delegado solicitou os mandados de busca e apreensão, os quais foram autorizados pela Justiça. Durante a operação, diversas armas de fogo e munições de calibres variados foram apreendidas, junto a materiais relacionados à caça e pesca ilegais.

A operação mobilizou 52 policiais civis das regionais de Água Boa e Barra do Garças, além da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), contando com o apoio de 20 viaturas e equipes da Sema. A Polícia Civil mantém as investigações em andamento para garantir a segurança e a ordem na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários