A Diretoria de Vigilância em Saúde (DIVISA) de Cuiabá emitiu, nesta quinta-feira (26), um alerta para a possibilidade de chuva ácida na capital mato-grossense. Segundo o órgão, o acúmulo de poluentes na atmosfera, provocado pela estiagem prolongada e pelas intensas queimadas na região, pode resultar no fenômeno.
A DIVISA orienta que a população evite tomar banho de chuva, pois a água pode conter dióxido de carbono e outras substâncias ácidas, que em contato com a pele podem causar irritações, especialmente em crianças, que são mais vulneráveis a essas reações.
O fenômeno da chuva ácida ocorre quando óxidos de nitrogênio e enxofre, liberados na atmosfera principalmente pela queima de combustíveis fósseis, veículos automotores e indústrias, reagem com a umidade do ar. Com as recentes queimadas e incêndios florestais que têm afetado a Baixada Cuiabana, essas substâncias se acumulam na atmosfera, agravando as condições climáticas e aumentando o risco de chuvas ácidas.
Nos últimos dias, Cuiabá tem estado sob uma espessa camada de fumaça devido aos incêndios, o que levou ao alerta. A população deve estar atenta e adotar medidas de proteção até que a situação atmosférica melhore.
Mín. 22° Máx. 39°