Campeão nacional na produção de etanol de milho, Mato Grosso se prepara para receber mais uma usina de grande porte no município de Alto Araguaia. O novo empreendimento, que contará com investimentos superiores a R$ 1,3 bilhão, deverá produzir anualmente mais de 1 milhão de metros cúbicos de etanol e 727 mil toneladas de farelo de milho seco.
Expansão e desenvolvimento
O governador Mauro Mendes destacou a importância do investimento, afirmando que Mato Grosso se consolida como um dos principais destinos para grandes negócios no país. “Esse investimento é mais uma prova de que Mato Grosso é o melhor lugar para investir. Com uma gestão séria e obras importantes, estamos transformando a região do Araguaia, que hoje é chamada de Vale da Prosperidade”, comentou o governador.
A nova usina, da Bioverde, contará com 250 funcionários em regime de operação contínua. Localizada às margens da BR-364, a fábrica terá acesso à ferrovia, o que vai facilitar a logística de escoamento do farelo de milho e do etanol.
Líder nacional
Mato Grosso já é o maior produtor de etanol de milho do Brasil, com 11 usinas que, juntas, produziram 4,43 bilhões de litros em 2023, o que representa 73% da produção nacional de biocombustível de milho. O estado também alcançou, pela primeira vez, a vice-liderança na produção total de etanol (somando milho e cana), ficando atrás apenas de São Paulo.
Além disso, há nove novas usinas em construção, espalhadas por cidades como Sorriso, Campo Novo do Parecis, Tabaporã e Vera, o que deve fortalecer ainda mais a posição do estado como referência no setor de etanol.