O Rio Paraguai atingiu um nível histórico de baixa nesta segunda-feira (23) em Barra do Bugres, registrando 24 centímetros, segundo o gráfico do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Este é o menor nível desde 1967, quando o rio chegou a 28 centímetros.
Em Cáceres, o cenário também é alarmante. No último sábado (21), o rio atingiu 35 centímetros, a menor marca desde setembro de 2021, quando chegou a 24 cm. Hoje, o nível da água subiu para 42 cm, mas ainda está muito abaixo da média mínima esperada de 70 cm para este período do ano.
O Brasil, especialmente a região de Mato Grosso, enfrenta uma estiagem preocupante. Mesmo nos meses de seca, como agosto e setembro, o nível normal do Rio Paraguai seria de pelo menos 1,30 metro. As condições climáticas atuais agravam a situação, com o calor extremo e a falta de chuvas.
Previsão de chuva
Em Cáceres, a previsão indica chuvas isoladas para a próxima quinta-feira (26). Até lá, os moradores devem enfrentar temperaturas escaldantes, com máximas previstas de 43°C nesta segunda-feira, 44°C na terça, e 45°C na quarta-feira. A umidade relativa do ar pode atingir níveis críticos de 10%.
Já em Barra do Bugres, também há expectativa de chuva na quinta-feira, mas até lá, o calor intenso continua, com temperaturas diárias de até 43°C e umidade mínima de 10%.
Mín. 22° Máx. 35°