Segunda, 11 de Novembro de 2024
20°C 34°C
Campo Verde, MT

Falta de chuvas atrasa semeadura da soja em Mato Grosso

Área cultivada está bem abaixo do mesmo período de 2023 devido à escassez de chuvas e mudanças climáticas.

17/09/2024 às 14h17
Por: Redação Mega News CV Fonte: Evando Mendes
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Desde o dia 7 de setembro, os produtores de Mato Grosso estão autorizados a iniciar a semeadura da safra de soja 2024/25. No entanto, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o plantio tem avançado de forma pontual, restrito a áreas irrigadas por pivô central, devido ao baixo volume de água nos reservatórios.

O Imea explica que a seca é resultado de mudanças nas temperaturas do Oceano Pacífico, que passou de um fenômeno El Niño para uma condição de neutralidade no início de 2024. Essa transição climática tem atrasado as primeiras chuvas no estado, dificultando o início do plantio em áreas não irrigadas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as previsões indicam entre 1 e 3 mm de precipitação nos próximos sete dias, volume insuficiente para permitir uma semeadura adequada. No mesmo período do ano passado, 1,82% da área já havia sido cultivada em Mato Grosso, o que em 2024 deve ocorrer com atraso.

Com as chuvas abaixo do esperado, o setor agropecuário de Mato Grosso acompanha com apreensão a evolução das condições climáticas nas próximas semanas, temendo impactos negativos na produtividade da safra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários